M&A MSH Advogados

M&A: os desafios do mercado no Brasil em 2024

Em um cenário de alta volatilidade, turbulência política, taxa de juros alta (Selic), inflação instável, aumento de gastos públicos, guerras na Europa e Oriente Médio, regulamentação da reforma tributária e aumento da carga tributária com o intuito meramente arrecadatório, abre-se um importante caminho no mercado de M&A no Brasil.

 

Há em curso a consolidação de alguns setores da economia, tais como: educação, tecnologia, biotecnologia, farmacêutico, saúde, energias renováveis, alimentação, turismo e varejo. Em comparação com o ano passado, 2024 já registra um crescimento de 10% a 15%, representando uma retomada gradual e com tendência de crescimento.

 

No entanto, o ambiente que se desenhava para a queda da taxa de juros não vem se concretizando, principalmente pela instabilidade política e inflação norte-americana. Assim, o custo de capital torna-se mais caro para o financiamento de operações de Fusões e Aquisições.

 

Além disso, os custos das empresas vêm aumentando drasticamente como forma de ancorar as expectativas da oferta e da demanda do período pós-pandemia. Essa pressão gera a necessidade de transformação e adaptação de determinados modelos de negócios, o que é fundamental para o sucesso de uma operação de M&A.

 

Em suma, os investidores precisam adaptar-se às novas condições geopolíticas e incertezas econômicas. O foco deve ser na criação de valor estratégico, ciente de um ambiente de financiamento mais hostil.

 

ESG é um diferencial para M&A

 

Um dos pilares que ajudam a fomentar o M&A é o ESG (governança corporativa, social e ambiental). Afinal, o mercado atribui um valor maior para empresas que adotam essas práticas, integrando às operações de M&A a uma conscientização maior da função social e ambiental da empresa.

 

Portanto, criar um bom ambiente de negócios é essencial, considerando que o Brasil assumiu a presidência do G20 e tem se destacado internacionalmente, o que também contribui para um ambiente de negócios mais dinâmico e atrativo.

 

Assessoria jurídica é essencial em operações de M&A

 

Visando mitigar os riscos do cliente, a assessoria jurídica qualificada é de suma importância para a condução do complexo processo de uma operação de M&A. As operações de Fusões e Aquisições envolvem diversas etapas, complexas e de altíssimo risco, que exigem expertise jurídica especializada para garantir a segurança e o sucesso da transação.

 

Todas as etapas são cruciais e possuem suas particularidades: NDA (Non Disclosure Agreement – Acordo de Confidencialidade), MoU (Memorandum of Understanding – Memorando de Entendimento) ou LOI (Letter of Intent – Carta de Intenções), Due Diligence (auditoria) e o SPA (Share Purchase Agreement – contrato definitivo ou principal de compra e venda).

 

Conte conosco

 

O Núcleo Jurídico Societário da Machado Schütz & Heck Advogados está preparado para assessorar e conduzir operações de M&A. Mais do que isso, coloca sua equipe à disposição, a fim de esclarecer dúvidas e garantir a segurança jurídica necessária.

 

Leia também

 

O promissor mercado de fusões e aquisições no Brasil

Picture of Charles Frederico de Almeida Pereira Júnior

Charles Frederico de Almeida Pereira Júnior

Head Societário do Núcleo Jurídico da MSH Advogados
Compartilhe este post
LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Rolar para cima